Criar forum gratis
Este fórum destina-se à discussão sobre manutenção de balanças eletrônicas. ATENÇÃO: AS INFORMAÇÕES TÉCNICAS AQUI POSTADAS, SÃO O RESULTADO DA BOA VONTADE DE TÉCNICOS EXPERIENTES NA ÁREA. O FÓRUM E SEUS COLABORADORES NÃO SE RESPONSABILIZAM DE QUALQUER FORMA, PELA UTILIZAÇÃO DESTAS INFORMAÇÕES TÉCNICAS. AVISANDO AINDA, QUE O ROMPIMENTO DO LACRE DE UMA BALANÇA, POR PESSOA NÃO AUTORIZADA PELO IPEM/INMETRO, CONFIGURA CRIME FEDERAL, COM POSSÍVEL PENA DE RECLUSÃO E MULTA ENTRE OUTRAS PENALIDADES.

AVISO À TODOS OS USUÁRIOS `A COMEÇAR PELO DIA 11 DESTE MÊS(abril-2010), NÃO SERÃO MAIS PERMITIDOS POST'S DO TIPO :"ME MANDE UM E-MAIL QUE EU TE RESPONDO", OU " ALGUÉM PODE ME ENVIAR TAL COISA PELO E-MAIL TAL". SE ALGUÉM QUISER RESPONDER À UMA DÚVIDA, QUE SEJA PELO POST AQUI DO FÓRUM, PARA QUE TODO MUNDO VEJA A RESPOSTA, NÃO SÓ AQUELE QUE PERGUNTOU. ESTE É UM FÓRUM ABERTO E LIVRE, NINGUÉM É OBRIGADO À AJUDAR, MAS, SE QUISER AJUDAR À UM, TERÁ QUE AJUDAR À TODOS, SEM DISTINÇÃO. OS "AUTORIZADOS" QUE PARTICIPAM DO FÓRUM, E EU SEI QUE NÃO SÃO POUCOS, QUE TIVEREM RECEIO DE REPRESÁLIAS DOS FABRICANTES, USEM UM NICK-NAME E NÃO TERÃO PROBLEMAS.

.>>> ATENÇÃO: TODAS AS DÚVIDAS DEVERÃO SER POSTADAS NO FÓRUM. O FAQ É DESTINADO EXCLUSIVAMENTE PARA CALIBRAÇÕES E SOMENTE PODEM SER POSTADAS PELOS MODERADORES, CITANDO A FONTE, SE HOUVER. QUALQUER OUTRA QUESTÃO LÁ POSTADA SERÁ DELETADA. Atenção: MOTIVO 6 é aguardando aprovação do moderador, OK? CALIBRAÇÕES DIVERSAS NA ÁREA DE PERGUNTAS E RESPOSTAS.
Assinar este forum via:
[RSS/Atom]     [E-mail]

Veja mais:

Mensagem
Data: 01/03/2007 20:11:38
De: Bedias Domingos da Cruz (domingos_verena@hotmail.com)
IP: 201.36.168.3

Cursos de manutenção em balanças

Manutenção de balanças é coisa séria. Não é possível improvisar nessa área!

Para intervir em balanças, rompendo o seu lacre, o técnico precisa estar habilitado perante o órgão delegado do Instituto Nacional de metrologia (INMETRO), da sua área de atuação, preferentemente (IPEMs estaduais). Romper um lacre de uma balança sem estar legalmente habilitado para isso configura crime, caracterizando exercício ilegal da profissão de técnico reparador de balanças. Não podemos esquecer que os IPEMs são órgãos vinculados à Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania.
É exatamente devido ao rigor da legislação metrológica que os fabricantes dessa área são rigorosos com a formação do técnico e extremadamente cuidadosos com a literatura técnica dos seus produtos, neutralizando dessa forma, os “paraquedistas” de plantão.
Para consertar com segurança as placas de sistema de balanças é indispensável estar associado a algum fabricante, sendo treinado por ele. Dessa forma temos acesso aos seus manuais de serviço. Nesses manuais os circuitos dos PCb são descritos em detalhados diagramas, especificando por exemplo, os pontos de teste, medidas a serem obtidas, listas de componentes e os seus equivalentes para substituição, scripts de troubleshooting, etc.
Ao romper o lacre de uma balança para intervir tecnicamente nela, após os reparos será necessário ajustá-la e aferi-la, lacrando-a novamente. Para essa tarefa, dependendo da balança, você deverá possuir padrões de massa aferidos e softwares especialmente desenhados pelo fabricante para o produto em questão.
A reparação de placas de sistema de balanças em um grande centro é um apetitoso “filé-mignon”. Entretanto, o técnico precisa possuir sólidos conhecimentos de eletrônica, dominando tanto as técnicas Thru Hole do método convencional como a moderna tecnologia SMD (“superficial monting device" ou componentes de montagem em superfície), sem contar que deve possuir ferramental e instrumentação compatíveis, não sendo possível, por exemplo, executar serviços confiáveis nessa área com um multímetro de R$ 100,00.
Um bom Osciloscópio, estação para retrabalho em SMD, ferros de soldar de boa qualidade e potências variadas, entre outros, são itens indispensáveis para quem desejar se aventurar, de forma responsável, nessa área.
De uma maneira geral, o candidato a técnico de manutenção de balanças deve possuir uma sólida formação em eletrônica analógica e digital, bons conhecimentos de informática, notadamente das interfaces e protocolos de comunicação e conhecimentos de cabeamento e redes.
Invariavelmente esses conhecimentos são pré-requisitos exigidos pelos fabricantes para que o candidato tenha acesso aos seus treinamentos.
A manutenção de balanças do varejo constitui o patamar inicial da formação do técnico. Em seguida poderá se especializar em balanças para aplicações industriais, balanças de precisão para atividades científicas, etc.
A área de manutenção metrológica oferece ainda excelentes e vastíssimas oportunidades, tais como a manutenção de bombas e medidores de combustíveis, manutenção de Tacógrafos, Taxímetros, Extintores de incêndio, Esfigmanometros (aparelhos de medir pressão), etc.
Há um campo muito atraente também na área da metrologia científica, na indústria mecânica, eletroeletrônica, química e petroquímica, entre outras áreas. Não podemos nos esquecer também da metrologia legal, presente nas perícias técnicas de cunho judicial e nas arbitragens. Os profissionais dessas áreas são escassos, sendo muito valorizados pelo mercado.
Uma formação séria e responsável faz toda a diferença. O primeiro passo é fazer um curso introdutório com algum fabricante ou algum grande laboratório metrológico credenciado perante o INMETRO. De posse desse certificado o candidato obtém a sua habilitação perante o IPEM da sua área de atuação, ficando legalmente apto a intervir tecnicamente em balanças comerciais de pequena capacidade.
Praticamente todos os fabricantes do setor oferecem uma programação anual de cursos. Os cursos ministrados pela gigante Filizola são os mais cobiçados pelo mercado. O candidato recebe um valioso material técnico impresso e um CD repleto de ferramentas técnicas (softwares). O curso introdutório completo hoje custa algo em torno de R$ 1.500,00, um investimento que sem dúvida vale a pena.
O calendário dos cursos para o ano de 2007 já está no site da Filizola, em http://www.filizola.com.br/assistencia/treinamento.asp
Um laboratório metrológico que costuma ministrar excelentes cursos é a “Rede mineira de metrologia e ensaios”. Acesse a sua Web Page em http://www.rmmg.org.br/.
Antes de escolher esse ou aquele curso, é recomendável fazer primeiro um levantamento para verificar qual o fabricante que possui uma maior participação na área que você pretende atuar.
Espero ter podido prestar um serviço para quem pretende se iniciar nessa área.
Um fraternal abraço para todos.

Respostas:

Cursos de manutenção em balanças (lindemberg porto de araujo - 04/03/2009 17:57:26)
tem experiencia a mais de 16 anos balanças eletrõnica gostaria de fazer o curso para ter certicado....(ver)
Cursos de manutenção em balanças (Cleude Andrade de Sousa - 23/09/2009 16:12:54)
como faço para fazer um curso de assistente e manuntenção de balanças e outros? e onde encontro....(ver)
Cursos de manutenção em balanças (Rafael Moreira Reis moreirareis99@hotmail.com - 09/11/2009 17:20:58)
BOA TARTE , SR; JA TRABALHEI NESTE RAMO,ESTOU ,FORMANDO EM ELETROTECNICA .GOSTARIA DE PODER FAZER UM CURSO DE MANUNTENÇAO EM BALANÇAS ELETRONICA . POR FAVOR ,ME DA O CAMINHOS DAS PEDRAS .OBRIGADO...(ver)
Cursos de manutenção em balanças (nazare paulo da silva - 07/12/2009 20:36:49)
quero fazer o curso de consertos de balanças eletronica...(ver)
Cursos de manutenção em balanças (JOHN KAILE DA SILVA ESPINDOLA - 18/12/2009 13:04:16)
como faço para fazer um curso de assistente e manuntenção de balanças e outros? e onde encontro...(ver)
Cursos de manutenção em balanças (josé Rodrigues de Oliveira Filho - 19/03/2010 15:44:11)
Gostei dos esclarecimentos a respeito dos cursos de manutenção de balanças eletronicas Grato, Rodrigues...(ver)
Cursos de manutenção em balanças (Uelisson - 14/04/2010 07:10:39)
estou precisando de tecnico em balanças eletronica para trabalha aqui na região norte do pais Estada do Pará.tenho uma otima proposta para quem enteressar o telefone para contato e 94-3323-1722 falar com Uelisson....(ver)
Cursos de manutenção em balanças (ISRAEL GOMES - 08/09/2010 10:27:37)
ONDE E COMO FAZER UM CURSO DE REPARO DE BALANÇA ELETRONICA? ME INTEREÇO EM UM CURSO COMPLETO......(ver)
Cursos de manutenção em balanças (José Carlos de Paula - 17/05/2011 21:28:49)
Boa noite, gostaria de mais informação sobre o curso de manutenção de balança, eu preciso me cadastrar INMETRO, se voces fornecem certificado. obrigado. José Carlos...(ver)
Cursos de manutenção em balanças (Fabiana Freitas fcmfreitas.freitas@gmail.com - 03/10/2011 11:55:39)
Gostaria de saber onde e quando haverá cursos de balanças analíticas. Por favor, aguardo resposta urgente. Obrigada....(ver)
Conserto de placas TOLEDO para balanceiros e oficinas: (CONSERTOS DE PLACAS TOLEDO tecnobal@tecnobalbalancas.com.br - 30/10/2011 12:37:07)
Conserto de placas TOLEDO para balanceiros e oficinas: PLACAS DE BALANÇAS-TOLEDO- RECONDICIONAMENTO: Nacionais e importadas. Industrial e Comercial Exemplos de Modelos: 9091, 9092, 9094, 9096H, 9096,9098,PRIX2,PRIX3,Prix4,Prix5 ,3205,JUNÇÃO,3400, 2096, 451, 351, 3300,JAGUAR ,PUMA , PHANTER,...(ver)
Cursos de manutenção em balanças (Marcos Duarte Lage - 08/02/2012 20:40:17)
Gostaria de saber qual é o fabricante de balanças eletronicas , que atualmente está dando curso com certificação. Só posso desenvolver meu trabalho na cidade onde moro ( Rio de Janeiro ) com essa certificação para apresentar no empenho e adquirir a licença para tal função : técnica em manutenção de...(ver)
Cursos de manutenção em balanças (joao filho - 01/05/2012 22:45:25)
sou de recife quero fazzer o curso quais sao os pre requisitos ...(ver)
Cursos de manutenção em balanças (leonardo gomes de assis - 19/08/2012 21:52:50)
eu gostaria de realizar este curso de balanças eletronica ...(ver)
Cursos de manutenção em balanças (wender de Souza - 11/09/2012 14:06:42)
ja trabalho com balanças a muito tempo ...(ver)
Cursos de manutenção em balanças (joao dartico - 16/03/2013 21:33:05)
tenho um laboratorio de manutençao em placas para balanças eletronicas toledo, filizola, urano, balmak; e dou treinamento especializado para pessoal da area para oficinas de balanças credenciadas pelo imetro. o curso feito na sua cidade com minimo de 5 alunos , 10 dias simulaçoes de defeitos na p...(ver)
Cursos de manutenção em balanças (Anderson anderson.santos@mt.com - 22/04/2013 20:34:34)
qual o lugar mais indicado para fazer um curso de manutenção de balança de precisão? obrigado abraços....(ver)
Cursos de manutenção em balanças (Álvaro Martins - 11/06/2013 16:19:33)
Gostaria de obter informações sobre lugares no RJ, que tem curso de manutenção de balança filizola e toledo. Também gostaria de fazer um curso de manutenção de máquinas de pdv....(ver)
Cursos de manutenção em balanças (Aguinaldo Ribeiro de Oliveira - 26/06/2013 21:00:54)
Olá! Sempre tive interesse em aprender a consertar e fazer manutençã em balanças comerciais.(feiras, mercearias, etc). Pesquisando via internet encontrei o site de voces. Peço a gentileza de mandar-me se possivel o máximo de informações a respeito do curso. Grato....(ver)
Cursos de manutenção em balanças (valter felix alves valterfelix36@hotmail.com - 26/07/2013 20:13:09)
gostaria de fazer um curso de montagem ou manutenção de balanças. agradeço se tiver um ou souber onde. responda-me por favor .valterfelix36@hotmail.com fone= tim.99 81127024 oi 99 88035264 obrigado.........(ver)
Cursos de manutenção em balanças (diego - 31/08/2013 00:38:51)
oi amigo aonde e ministrado esse curso de balança e quanto custa...(ver)
Cursos de manutenção em balanças (manoel ribeiro silva - 07/10/2013 12:39:37)
gotaria de participar do curco de manutençao de balanças eletronica ...(ver)
Cursos de manutenção em balanças (ricardo de albuquerque silva - 23/10/2013 02:46:18)
ola meu maior sonho é obter o curso das balanças toledo como posso fazer obrigado...(ver)
Cursos de manutenção em balanças (Antonio Edilson - 19/01/2014 21:58:32)
Gosteria de fazer o curso online de balanças eletronicas pois trabalho nesse ramo a 20 anos. com a m ecanica....(ver)
Cursos de manutenção em balanças (sergio - 12/02/2014 19:31:14)
Gostaria de fazer esse curso de manutenção.por favor enviar por e-mail os valores...(ver)
Cursos de manutenção em balanças (Edi Carlos abc_balancas.sfs@hotmail.com - 11/03/2014 12:04:35)
Gostaria de fazer esse curso de manutençao, pra ficar por dentro de tudo....(ver)
Cursos de manutenção em balanças (gabriel dos santos batista - 18/03/2014 14:55:45)
Atualmente sou tecnico em eletronica e pretendo mim especilisar em balança...(ver)
Cursos de manutenção em balanças (Rildo Andrade planarservice8@gmail.com - 19/04/2014 00:51:40)
Prezado Sr.(a)s, gostaria de fazer um curso de manutenção de balanças que força certificado para homologação junto ao inmetro. Rildo ...(ver)
Cursos de manutenção em balanças (esequia s.sousa. - 03/05/2014 00:55:11)
boa noite!!!! tenho muito interesse em fazer e aprender muito no curso de manutenção de balanças eletronicas e que tenha certificado, sds,,,esequia...(ver)
Cursos de manutenção em balanças (Jose Luiz de Faria - 26/05/2014 15:18:48)
Boa Tarde Eu quero montar oficina de balanças digitais, mais não sei consertar, me interesso nos cursos, gostaria que me informe mais sobre os cursos que vocês tem. Obrigado...(ver)

Responder a esta mensagem

Atenção:
A prática, indução ou incitação de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional, por meio da Internet, bem como a humilhação e exposição pública caluniosa e difamatória, constituem crimes punidos pela legislação brasileira. Denuncie aqui sites e/ou mensagens de fóruns hospedados na Insite contendo qualquer violação.
Seu nome:
Seu e-mail:
Assunto:
Mensagem:
  Quero receber notificação por email se minha mensagem for respondida.
Não quero que meu e-mail apareça na mensagem (apenas o nome)
 

| Hospedagem de Sites | Acesso Banda Larga | On Google Plus
Tecnologia Insite   -   Soluções Internet   -   ©   2014 -   http://www.insite.com.br